Construir casa: 5 dicas que você precisa saber

Construir casa própria é um sonho de muitas famílias e pode ser um grande desafio, afinal, tem que atender a todas as necessidades da sua família. Por isso, construir uma casa é o maior investimento que uma pessoa pode fazer na vida.


Sendo assim, é importante considerar algumas etapas desse sonho, que começa pelo terreno certo para o tipo de casa que você quer construir. Pensando nisso, nós da Help Imóveis listamos dicas para você que quer construir casa levar em consideração para ter o seu projeto bem sucedido.


1.Elabore o projeto

Para construir uma casa, você precisa iniciar um projeto. No seu projeto você deve priorizar as necessidades da sua família e deve ter como base a expectativa de todos os moradores. Algumas das informações importantes são: tamanho máximo da casa em metros quadrados, qual número de dormitórios, espaço de garagem, quintal, enfim, tudo que for prioridade para você e sua família.


Não tenha medo de fazer rascunhos sem habilidades artísticas, o que você pode desconsiderar e achar apenas um rabisco, pode ser fundamental para a compreensão dos profissionais da sua obra, como por exemplo seu arquiteto.


2. Escolha bem o terreno

A escolha do terreno é uma fase importantíssima que você não pode errar. O terreno tem que estar de acordo com todo o seu projeto inicial. Algumas características são primordiais para economizar tempo, dinheiro e material para construir sua casa.


O investimento em um bom terreno, de acordo com a construção que você deseja, resultará em economia no final da sua obra. Considere alguns pontos como:

Trajetória solar

Distância

Declividade

Ventos predominantes


Se você comprar um terreno que não condiz com seu projeto inicial, com a casa que você imagina, deverá ser adepto a novas ideias e soluções projetuais, para não gastar dinheiro na transformação do seu lote.


3. Faça orçamentos

Não abra mão de fazer orçamentos, faça levantamento dos custos, o ramo da construção civil não trabalha com preços tabelados. Por isso, vale a pena a pesquisa do melhor preço, mas lembre-se que o barato pode sair caro, não foque só no valor dos serviços, foque na reputação dos profissionais que irão trabalhar no seu projeto.


Isso garantirá a qualidade e segurança da sua obra!


4. Invista em materiais certos e de boa qualidade

Poupar dinheiro na hora de construir casa nem sempre é sinônimo de economia. O ideal é sempre o equilíbrio entre o valor e qualidade, sempre pensando, para que a construção da sua casa não seja prejudicada e gere gastos futuros que poderiam ter sido evitados.


Pense que você pode economizar agora no momento da construção mas, poderá no que diz respeito a manutenção da casa, gerar custos a longo prazo. Materiais certos e de qualidade proporcionam durabilidade, isso sim ajudará você a economizar.


5. Contrate profissionais especializados

Nunca tente negligenciar a experiência de profissionais especializados, é exatamente nessa hora que o barato sai muito caro. Não contratar um profissional especializado é assumir o risco de ter que refazer partes da sua obra, além da perda de tempo, dinheiro e até mesmo ter sua obra embargada, por estar ilegal sem um profissional habilitado.


Listamos também alguns benefícios e ideias para você que está pensando em construir casa:


Valor agregado - ao comprar um lote/ terreno, ter o gasto com as obras, você está aplicando algo que será valorizado. O valor da venda do imóvel, caso um dia você desejar vender, vai superar o custo do terreno e da própria obra.


Investimento inteligente - você fará um bom uso do seu dinheiro. O imóvel no futuro terá lucro, e se você está construindo pensando em vender, já pode pensar nos atrativos para os compradores, como: piso de porcelanato, pintura neutra e com tintas que evitem o desgaste do tempo e diversos outros itens que podem potencializar o valor do imóvel.


Imóvel sustentável - estudos apontam que imóveis sustentáveis são mais valorizados em função do valor agregado que essas construções têm. Por isso, pense em instalar torneiras com tecnologia para economia de água, placas de energia solar, coleta e reutilização de água da chuva, telhado verde, dentre outros, que também podem ser considerados no projeto.


Perceba que, no momento de construir casa própria, algumas particularidades importantes devem ser levadas em consideração para que a sua construção seja conduzida de maneira tranquila, sem estresse e prejuízos.


Há negócios que não podem ser adiados, e o seu sonho de construir a sua casa é um deles. Invista no bem mais precioso de toda a família! O seu imóvel é seu porto seguro, o melhor investimento da sua vida, conte conosco. A Help Imóveis é especialista em realizar sonhos.


Escolhemos os melhores empreendimentos da região para disponibilizar para você. Conheça o Condomínio Naútico Hookipa, com lotes à venda em condomínio fechado com infraestrutura completa para seus moradores, na Lagoa de Ibiraquera, Imbituba - SC. O condomínio já tem vida, com diversos moradores com suas casas prontas. Agende uma visita e conheça o Hookipa.