Como conservar um imóvel próximo ao mar

Quem nunca sonhou em comprar um imóvel perto do mar? Morar próximo ao mar e poder apreciar a brisa suave do vento na varanda?

Ter uma vista para o mar é um sonho para a grande parte das pessoas, porém ser vizinho do mar tem lá suas particularidades, e requer alguns cuidados especiais para a conservação do imóvel.

Já que a grande vilã nesse caso é a Maresia, a grande responsável por degradar com maior intensidade o imóvel e tudo que estiver no interior dele.

Mas o que seria essa tal Maresia e como ela age? Vamos entender...

Ela é um fenômeno comum nas regiões litorâneas, consiste numa névoa e odor providos do movimento das ondas do mar, esse fluxo produz gotículas que evaporam no ar e são conduzidas pelo vento. Essas gotas não são de água pura, elas contêm sais minerais, e a ação desse fenômeno sobre o imóvel causa a deterioração rápida através da ferrugem, mofo e umidade.

Mas calma...não estamos te contando isso para te desanimar, e sim para te alertar e te ajudar, para que a proximidade com o mar não represente prejuízos com a conservação do seu imóvel. Afinal, tudo o que nós moradores da Grande Florianópolis queremos, é morar próximo ao mar!

Já que existem boas medidas que podem ser adotadas e podem te ajudar a evitar este problema. Tanto para quem pretende comprar imóvel próximo ao mar, quanto para quem já desfruta desse prazer de morar próximo ao mar e sofre com os efeitos da maresia.

Vamos a seguir te dar algumas dicas valiosas, confira:

Qual tipo de móveis escolher? - Como nós sabemos que a predileção por quem mora perto do mar é por móveis de madeira, o ideal é aplicar o verniz naval sobre esses móveis, como manutenção. Isso também é válido para caso você opte pelo piso de madeira. As capas de tecidos impermeáveis e naturais também é uma dica, já que eles se adaptam a altas temperaturas e a umidade do mar.

Escolha dos eletrodomésticos – Nós sabemos que geladeira, fogão, freezer, microondas, dentre outros, sofrem muito com a ação da maresia. Opte pelo inox, que é um dos materiais resistentes a ferrugem, recomendando para quem mora próximo de mares e praias. Os eletrodomésticos de inox podem durar até mais de 10 anos, desgastando- se pelo uso, mas não pela ferrugem.

Você sabia que roupas também sofrem com a maresia? – Os closets, os guarda-roupas sofrem bastante com a umidade da maresia. No verão as roupas secam rápido, mas no inverno não, podendo criar mofo e deixando com mal cheiro. Para evitar tudo isso, vai uma dica muito simples e conhecida, a sílica gel, ajuda a absorver a umidade. Elas costumam vir até dentro de bolsa nova que as mulheres compram, são saquinhos pequenos que ficam no fundo da bolsa. Ela também pode ser comprada em loja de produtos médicos, e não custa caro e é vendida em saquinhos, que você pode colocar nos cantos dos closets e armários, entre as roupas, entre os sapatos e dentro das bolsas. Mas troque os seus saquinhos a cada mês ou quando sentir necessidade, e garanta que os objeto do seu closet ou armário estejam sempre protegidos.

Proteja também colchões e estofados – Os colchões e estofados também podem ser protegidos contra a umidade da maresia com a dica simples da sílica, você pode colocar sacos de sílica gel no interior do estofado, caso tenha facilidade nisso, ou ainda colocar um revestimento com capas em tecido poliéster. O poliéster ajuda a não deixar a umidade penetrar com facilidade e ainda ajuda a proteger nos dias mais frios.

Conservação da pintura das paredes internas – A maresia penetra nos poros da parede e danifica a pintura com maior rapidez, sabemos que o ideal seriam tintas com produtos fungicidas para evitar bolor e fungos, mas caso suas paredes não tenham sido pintadas com esse tipo de tinta, ao aparecer bolor, uma dica seria usar água sanitária na sua remoção, pois ela faz a limpeza e ainda evita gastos com outra pintura. Sabemos também que o mofo e bolor nas paredes podem causar doenças respiratórias e alergias, mas, também temos uma dica para ajudar nisso. Um desumidificador de ar pode ser uma boa opção, evitando doenças nos moradores, principalmente para quem mora em apartamentos, bem eficiente principalmente em quartos de crianças asmáticas.

Acessórios apropriados – É muito importante ter atenção para os acessórios como dobradiças, maçanetas, fechaduras e esquadrias, todos eles sofrem com a maresia, por isso devem de preferência ser em inox.

Essas foram pequenas dicas, mas com certeza muito valiosas. E temos certeza que seguindo esses cuidados, você vai conseguir conservar e desfrutar com prazer, saúde e sem prejuízos seu imóvel próximo ao mar.

Mas nos diga uma coisa, você já escolheu seu imóvel próximo ao mar? A Help Imóveis está localizada na região do Kobrasol e possui ótimas opções na região. Nossos corretores estão a sua disposição!