Mobiliando o primeiro apartamento

Muitas pessoas sonham ou já estão vivendo este sonho de comprar seu apartamento. Seja solteiro, casado ou uma família toda, este é o sonho de muitos de nós!

O primeiro apartamento é aquela sensação gostosa de liberdade, a mudança para um novo lar. Mobiliar o apartamento novo é uma das partes mais prazerosas, já que faz com que cada ambiente fique lindo e com a sua cara, mas, é um processo que requer organização e planejamento para conseguir o resultado que você tanto deseja.

Além de comprar seu primeiro apartamento, você já parou para pensar como organizar, como mobiliar seu apartamento novo? O que você procura? Praticidade, aconchego? Por onde e como começar?

Não pensou ainda? Calma. Então agora é a hora, e vamos ajudar você!

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas essenciais para você escolher e dispor para começar a mobiliar o seu novo lar. Confira!

1.     Defina seu orçamento para mobiliar

Já defina de antemão um orçamento máximo de gastos para mobiliar o apartamento novo, é fundamental esse planejamento para você garantir que todos os itens essenciais que você precise sejam adquiridos, e evitar surpresas desagradáveis durante o processo.

Já que sabemos que depois dos itens essenciais, sempre existem os itens de desejo, não é mesmo?

Assim, você se organiza e equilibra os gastos!

 

2.     Organize o espaço

Seja qual for o tamanho do seu novo apartamento é muito importante que os locais de movimento estejam bem definidos, para que não haja conflito e acabem por se confundir e atrapalhar um ao outro. Como por exemplo: a colocação de uma pequena mesa, aparador ou até mesmo um objeto de decoração de grande porte pode dividir ambientes e mostrar aos que ali moram ou aos visitantes que algumas atividades se desenvolvem em um certo cômodo do apartamento e as mesmas possuem limites de espaços definidos. Evitando que seu apartamento se transforme numa terrível falta de organização de espaços.

 

3.      Liste os itens essenciais

Você consegue imaginar um quarto sem uma cama ou uma sala de jantar sem mesa? Por isso, faça uma planilha para cada ambiente, listando quais são os móveis essenciais. Hoje em dia existem muitos sites na internet que podem te ajudar nessa tarefa e garantir que você não se esqueça de nada importante.

 

4.     Estabeleça suas preferências e estilo

O seu estilo e preferências interferem muito na escolha dos móveis para mobiliar o apartamento novo. Se a opção é pelo moderno, um exemplo: móveis em metal, vidro com linhas retas e acabamentos cromados, são escolhas perfeitas. Agora se a opção for por móveis de peças simples e básicas, o ideal seriam os voltados ao minimalismo.

 

5.     Não se esqueça das medidas

Muitas pessoas se esquecem e não tem esse cuidado na hora da compra dos móveis. Não se atentam a esse cuidado fundamental, em saber antes qual a área disponível do seu novo apartamento, se o móvel cabe no espaço e se possibilita a circulação de pessoas.

Na dúvida contrate serviços especializados de um arquiteto ou decorador.

Uma dica importante: verifique junto ao seu condomínio as medidas para a entrada dos móveis, tanto para o apartamento e nas entradas do condomínio. E saiba, caso seja necessário, o orçamento pode sair mais alto, fugindo do planejado!

 

6.     Monte sua paleta de cores

As cores, os tons que você irá pintar seu apartamento não são menos importantes que todo o resto. Pois elas complementam, ajudam a criar o ambiente, e te ajudam muito na hora de mobiliar o apartamento, além de facilitar na escolha de acabamentos, tecidos, texturas e itens de decoração.

Com a sua paleta de cores já definidas você pode personalizar por exemplo a cor do seu refrigerador de uma forma mais tranquila, podendo também utilizar um item de decoração que você já tenha, como um: móvel, vaso, quadro e por aí vai. Acredite a cor influencia e te ajuda muito!

 

Mas, e se o seu sonho de comprar um apartamento, for além do que você imaginava, e seu apartamento te oferecer aquela Bela Sacada ou Varada Gourmet??

Atualmente, muitos dos novos apartamentos oferecem sacadas ou varandas gourmet para os moradores desfrutarem melhor o espaço do apartamento, e claro, valorizar o imóvel também.



As sacadas ou varandas gourmet não precisam necessariamente serem enormes e contar com diversos itens, basta ter um espaço onde você se sinta confortável e a vontade para reunir e desfrutar momentos, seja com a família, com os amigos, e até mesmo sozinho, relaxando!

Sacadas e varandas de apartamentos são espaços de relaxamento, lazer, interação e de apreciar a paisagem, por isso vamos te ajudar também com algumas dicas para você deixa-las com a sua cara.

1.     Ambiente descontraído

Se a intenção for um ambiente despojado e descontraído, para receber amigos e família, os sofás, bancos e cadeiras são bem-vindos em qualquer estilo. Só não se esqueça de comprar esses itens de acordo com o espaço que você possui.

Vale lembrar que o material desses móveis precisa ser resistente ao tempo, já que pode molhar ou irá pegar muito sol. Aproveite e abuse das cores e estampas de forração desses móveis e almofadas!

2.     Cultivar plantas e flores

Se você for uma pessoa que gosta de natureza e cultiva plantas e flores, uma boa opção seria vasos de parede para decorar. Utilize o espaço das paredes para colocar vasos e outras decorações, eles podem ser aparafusados ou colocados em pequenas prateleiras.

Essa é uma boa opção para quem quer otimizar espaço!

 

3.     Ar Rústico

Se você gosta de um estilo mais rústico, disponha de pedriscos em todo o solo da varada ou sacada, deques de madeira ou plataformas sólidas de cimento que dão um ar elegante e sofisticado, além de ser uma ideia extremamente prática caso você tenha animais de estimação no apartamento, já que terão um local mais arejado para desfrutarem.

 

4.     Relaxamento

Se você é adepto (a) daquele soninho pós almoço, principalmente aquele depois do almoço de domingo ou adora ter seus momentos, lendo um bom livro, talvez essa seja uma dica que te agrade. Que tal instalar uma rede, seja para ler ou tirar algumas horinhas de sono?

Além, claro, daquele ventinho gostoso e deixar o ambiente charmoso e relaxante, as cores e estilos de uma rede é uma ótima peça de decoração.

 

5.     Estilo saudável

Se você gosta de ter uma alimentação saudável e gosta de cultivar seus alimentos e temperos, que tal montar um mini horta, e cultivar seus próprios temperos e ervas?

O vento e sol que podem bater nas sacadas e varadas são propícios para esse tipo de cultivo.

Com planejamento fica tudo bem lindo e prático!

 

6.     Espaço Gourmet

Acho que esse estilo é o que mais agrada a todos, não é mesmo?

Um espaço que você pode acomodar uma geladeira ao lado da churrasqueira e curtir um bom churrasco e cervejinha com os amigos. Uma boa adega de vinhos também não é nada mal.

Você também pode acrescentar os móveis mais adequados as suas necessidades, como por exemplo, uma TV, uma mesa para jogos, sofá ou bancos.

O importante é deixar esse espaço com a sua cara e deixa-lo o mais agradável possível. Aproveite!

 

Agora que você já sabe como mobiliar seu primeiro apartamento com planejamento e organização, que tal colocar tudo isso em prática?

Já sabe onde comprar apartamento?