Vidro reflexivo: O que é? Tudo o que você precisa saber!

O vidro reflexivo está em alta, uma grande tendência que vemos por aí nas fachadas de prédios, empreendimentos comerciais e de residências. Não é toa o seu sucesso, o efeito estético dele é incrível, dá um ar imponente e moderno a qualquer construção.

O vidro reflexivo é produzido a partir de um vidro float, um vidro claro ou colorido que possui uma camada muito fina de metal ou óxido metálico na superfície, o revestimento reflexivo é aplicado durante o processo de flutuação.

Quais são as principais características do vidro reflexivo?

Aparência – O vidro reflexivo dá a um edifício ou a uma casa, uma aparência espelhada. Os revestimentos disponíveis são em prata, cobre, ouro, tons terra. Eles podem ser combinados com vidros coloridos como o verde, azul e fumê, entre outras, hoje o mercado disponibiliza muitas variedades.

Visibilidade – O vidro reflexivo favorece entrada de luz natural, oferece mais luminosidade, e garante mais privacidade aos ambientes internos, devido ao seu efeito espelhado, permite que você veja através do vidro de um lado, mas não do outro. Pessoas do lado de fora não conseguem ver a parte interior.

Economia de energia – Como reflete e absorve os raios solares, o vidro reflexivo reduz a quantidade de radiação solar que entra. Isso gera economia em custos de aquecimento e ar condicionado.

Conforto – O vidro reflexivo reduz as variações na temperatura interior de um imóvel, bloqueando até 70% do calor e barrando quase 100% dos raios UV.

Onde usar o vidro reflexivo?

O vidro reflexivo apesar de ser ideal para fachadas de edifícios e casas, também pode ser aplicado em coberturas, portas, janelas, sacadas, varadas e passarelas. E quem gosta desse efeito pode investir também em móveis espelhados para o interior do imóvel.

Diferencial – Com certeza o isolamento térmico, como a face espelhada reflete os raios de sol, a passagem do calor para o interior é menor e ajuda a controlar a temperatura. Gerando grande economia e conforto, equilibrando o calor sem deixar aquela sensação escura dos prédios de concreto tradicionais.

Segurança – Ao contrário do que pode parecer, o vidro reflexivo, é um material extremamente seguro, tanto do ponto de vista da resistência do material, quanto da proteção visual. Tanto que pode ser utilizado de forma comedida, na substituição de janelas e vitrôs, ou com mais ousadia, substituindo paredes inteiras e até muros.

Custo – Pode parecer ser bem caro, mas, esse material pode ser mais barato do que uma parede de alvenaria, o motivo? Utiliza menos material e menos mão de obra, sua instalação também é mais simples e rápida.

Manutenção e limpeza – Optando por vidro reflexivo, você também terá mais facilidade na manutenção e limpeza. Por isso, também o material tornou- se tão procurado para diferentes projetos arquitetônicos e vem ganhando variedade de oferta.

E claro, nós da Help Imóveis não ficamos fora dessa tendência, com projetos modernos de alto padrão com aplicação de vidro reflexivo como o Ville de Luxembourg Residence no Kobrasol e o Residencial Lê Grand Zilli em Campinas.

Você que não se prende aos padrões, que gosta de inovações, não pode deixar de conferir esses dois lindos empreendimentos em Kobrasol e Campinas SC.

Gostou do conteúdo? Comente e envie suas sugestões de temas para o blog da Help, e o que você gostaria que falássemos nas próximas matérias.